segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EUA convidar Irã para conferência sobre o futuro do Afeganistão


O presidente Barack Obama prometeu uma nova era de diplomacia no Oriente Médio com as nações. Agora, todas as indicações apontam para que a promessa de muito mais do que apenas o serviço do bordo, como o Irã foi convidado para uma conferência de alto nível sobre o futuro do Afeganistão. A sessão foi proposta por Hillary Clinton secretária de Estado, no noticiário quase que diariamente devido à mudança de ritmo impressionante que ela é trazida para a sua posição. A abordagem a ser tomada por Obama e Clinton se destina a alterar o foco na área para que é não-militares na natureza, com a esperança de minar o poder do Taliban na região através de uma série de lances feitos em conjunto com os países vizinhos.

Clinton disse, "Toda a questão sobre o Afeganistão eo Paquistão é que demos uma grande dose de pensamento para. É claro que as áreas fronteiriças entre os dois países são o locus real de um monte de atividade extremista. Está se tornando óbvio que o Paquistão enfrenta graves ameaças internas, e que o Afeganistão enfrenta contínuas ameaças externas que emanam do Paquistão. " Clinton observou que o Paquistão, além de Irã, participar da próxima conferência.

Embora a notícia do Irão participar da conferência é um pouco chocante, dada a erosão da diplomacia entre esse país e os EUA, isso não representaria a primeira vez que os dois países têm cooperado sobre a questão do Afeganistão. Após os ataques de 11 de setembro, os dois países discutiram o reforço da segurança na região e no Iraque. Essas conversações, no entanto, resultou poucos, se algum, os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário